logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Novos guardas municipais estarão nas ruas a partir de dezembro no patrulhamento preventivo e ordenamento público PDF Imprimir E-mail

29/11/2019 – As ruas de Niterói ganharão mais um reforço no patrulhamento preventivo e ordenamento público a partir do dia 10 de dezembro, quando 80 novos guardas municipais – 14 deles mulheres – passarão a integrar definitivamente os quadros da corporação. Os novos agentes foram aprovados no último concurso público realizado pela Prefeitura de Niterói, que desde 2013 dobrou o número de agentes concursados. A formatura da tropa acontecerá no próximo dia 6, na Cidade da Ordem Pública, no Barreto.



O número de guardas passou de cerca de 300 para mais de 630 agentes, todos concursados, e a meta da Prefeitura é chegar a mil guardas, que é o limite permitido por lei. Com o certame realizado neste ano, foram ao todo 142 novos guardas aprovados o que ampliará o atual efetivo da Guarda no patrulhamento, na mediação de conflitos e na garantia da ordem pública. O restante dos aprovados será convocado em 2020.

Os novos guardas foram selecionados entre 53 mil inscritos este ano e participaram de um curso intensivo de três meses de formação profissional, divididos em duas turmas. Foram 534 horas de Curso de Formação Profissional realizado com base na Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas, como preconiza a Lei Federal 13.022/2014 (Estatuto das Guardas Municipais) e emanada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (SENASP-MJ).

Além disso tiveram capacitação em uso de equipamentos não letais (arma de eletrochoque e spray de pimenta); técnicas de abordagem; mediação de conflitos; primeiros socorros; tecnologia e segurança pública, dentre outros. Participaram ainda de cinco oficinas com simulações de ocorrências cotidianas.

Antes da formatura, os novos agentes farão um exercício prático de conclusão do curso com oficina prática simulando ações complexas envolvendo todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os novos agentes terão que atender a simulação da ocorrência e ao final apresentá-la em uma delegacia fictícia. Os novos guardas já estão realizando estágio operacional nas ruas de Niterói, reforçando a segurança neste período de compras natalinas.

Após formados, os novos agentes já reforçarão o patrulhamento da cidade em escalas de 12 por 36 horas.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, disse que novos guardas revitalizam a corporação.

“Concluímos mais uma etapa no projeto de ampliação e fortalecimento da Guarda Municipal de Niterói. Nosso objetivo é tornar a nossa Guarda uma das melhores do país. Um concurso público como este, realizado pela Prefeitura, com mais de 50 mil candidatos, demonstra quão atrativa é a carreira de guarda em Niterói. Seguiremos investindo em aparelhagem e infraestrutura para instituição e, em 2020, convocaremos mais uma turma para o Curso de Formação Profissional”, observou o secretário.

A equipe  participou de treinamentos com professores como a delegada Alriam Miranda, titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que ministrou aulas sobre a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e explicou o trabalho realizado pela DEAM no Estado do Rio de Janeiro e como a Guarda deve proceder.

O tenente PMERJ Fabio Mello (ex-guarda civil municipal de Niterói) mostrou o trabalho da polícia de proximidade realizado pela PMERJ. Já na área de trânsito, os novos agentes contaram, entre outras coisas, com a orientação do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN-RJ), Antônio Sérgio de Azevedo Damasceno, que deu aulas sobre o Código de Trânsito Brasileiro. O perito policial Civil Diego Lameirão ministrou aulas sobre a importância da preservação de locais de crimes.

Os agentes tiveram as noções práticas e teóricas para atuarem nas coordenadorias de Trânsito, Meio Ambiente, Ações Táticas, Apoio ao Serviço Social e Patrulha Escolar.

Durante a formatura será lançada a segunda edição da revista Guardiões de Niterói, com artigos relacionados à segurança pública, produzidos por guardas municipais durante os cursos de qualificação profissional em níveis estratégicos e gerenciais, realizados no Centro de Formação de Qualificação de Guardas, na Cidade da Ordem Pública, neste ano.


Melhorias para a Guarda –
Além de dobrar o efetivo da guarda, a Prefeitura, desde 2013 investiu na valorização da Corporação. Construiu a Cidade da Ordem Pública Coronel Marcus Jardim que conta com um auditório com capacidade para 350 pessoas, alojamentos, banheiros e refeitório, entre outras instalações.

Foi criado o Regime Adicional de Serviço (RAS) da Guarda Municipal, que autoriza o trabalho de integrantes da corporação em turnos adicionais com escala diferenciada com gratificação de encargos especiais (GEE) de R$ 150 para 8 horas e de R$ 225 para 12 horas de serviço adicional.

Em agosto de 2015, foi inaugurado na Região Oceânica, o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que conta com câmeras espalhadas pela cidade. No Cisp, guardas municipais trabalham monitorando a cidade e acionando as forças de segurança e serviços de emergência de forma mais dinâmica.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ