logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Prefeito de Niterói participa de reunião do Rio Metrópole PDF Imprimir E-mail


28/11/2019 –
O prefeito Rodrigo Neves participou, na tarde desta quinta-feira (28), da reunião do Instituto Rio Metrópole, que ficará subordinado ao Conselho Deliberativo da Região Metropolitana e se encarregará de elaborar, gerir projetos e desenvolver políticas públicas que beneficiem os municípios fluminenses. O encontro foi realizado no Palácio Guanabara, com a presença do governador Wilson Witzel e prefeitos e representantes de municípios fluminenses.


A união dos municípios da Região Metropolitana do Rio foi classificada pelo prefeito de Niterói como uma "virada de página histórica" após as perdas sofridas pelas cidades dessa região após a fusão dos estados do Rio e da Guanabara.

“O foco na Região Metropolitana é uma virada de página histórica. A melhor forma de combater a crise nos municípios é a elaboração e execução de plano de desenvolvimento para a região. Nossa experiência em Niterói mostra que, com planejamento e seriedade, é possível superar desafios e garantir a qualidade de vida da população. Serei um prefeito assíduo nessas discussões”, garantiu Rodrigo Neves.

Segundo o governador, o novo instituto desenvolverá projetos de ações integradas para os municípios metropolitanos do Rio, em especial nas áreas de transporte e mobilidade, saneamento e habitações populares para moradores de áreas de risco. Entre os projetos que podem ser reavaliados está a Linha 3 do Metrô e ações de saneamento. Witzel adiantou que recursos para as realizações poderão ser conseguidos junto ao BNDES.

Durante o encontro, foi aprovado também o presidente do novo instituto, o advogado Bernardo Santoro.

Com a participação do governador Wilson Witzel e prefeitos de 22 cidades fluminenses, o Conselho vai decidir assuntos em comum entre os municípios e o Estado, entre eles, mobilidade urbana, saneamento básico e o ordenamento territorial da metrópole.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ