Programa Região Oceânica Sustentável

Fazer da região oceânica modelo de sustentabilidade urbana, protegendo e recuperando as matas, praias, rios e lagoas, e incrementando o ecoturismo.

Niterói reúne as condições para se tornar referência mundial em sustentabilidade urbana. O ponto de partida para atingir esse objetivo é a Região Oceânica. Para tanto, a prefeitura vai realizar investimentos em infraestrutura, proteção e recuperação dos ecossistemas, mobilidade e conservação, lazer, cultura e economia verde na região.

ICONES SITE NITEROI_0008_23 - REGIÃO OCEÂNICA PRÓ-SUSTENTÁVEL - FASE 1

O Projeto Região Oceânica Pro Sustentável – Fase 1 é dividido em três áreas: infraestrutura, sustentabilidade e urbanismo. Ou seja: ao mesmo tempo em que vai transformar a região em modelo de funcionalidade urbana, vai proteger e recuperar as matas, praias e lagoas.

A primeira frente de trabalho compreende a complementação do Bairro Novo, requalificação urbana da área de influência da Transoceânica; e macrodrenagem da Fazendinha e Santo Antônio. Já a segunda inclui obras cicloviárias, construção de área de lazer no parque Orla Piratininga, renaturalização do Rio Jacaré, criação de um centro de referência de sustentabilidade urbana no Jacaré (Piratininga); promoção do ecoturismo e gestão das praias e o plano de gestão ambiental, que são os estudos e atividades necessárias ao manejo e monitoramento de rios, lagoas e praias.

O projeto prevê dentro do conceito mobilidade, a construção de 57 km de ciclovias e ciclofaixas e a implantação de bicicletários. Voltado para o lazer estão previstas implantações de estruturas para esportes náuticos e ambientes de recreação interativos, que estimulem uma rotina saudável a comunidade. Na questão da sustentabilidade, será feito o reflorestamento da faixa marginal de proteção do Rio Jacaré e a implantação de um centro de ecoturismo.

  • Oceanica 2
    Oceanica 4
    Oceanica 7
    Oceanica 9
    Oceanica 5
    Oceanica 10