Niterói Cidade do Esporte

Receber os atletas e delegações olímpicas e paralímpicas é um dos pontos desse projeto que vai deixar um legado esportivo para a cidade.

Os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil durante a realização do maior evento esportivo do planeta. E Niterói, aproveitando sua proximidade do Rio de Janeiro, vai participar ativamente dos jogos. A cidade apresentou ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) um plano para hospedagem e aclimatação dos atletas e delegações olímpicas e paralímpicas.

ICONES SITE NITEROI_0018_13 - Olimpiadas 2016

A remodelação do Complexo Esportivo Caio Martins também faz parte das iniciativas que visam a integrar Niterói aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As obras ficarão como legado para a cidade, uma vez que o projeto vai além da preparação para os Jogos: Um dos objetivos é engajar a prática esportiva na rede municipal de ensino com a iniciativa Esporte na Escola.

A expectativa é de que Niterói receba até 40 delegações estrangeiras. Para acomodar a todos com mais conforto é necessária a atração de recursos privados para ampliação da rede hoteleira. A projeção é que a cidade aumente para cerca de quatro mil o número de leitos de hotéis.  Para a aclimatação dos atletas, Niterói se apresenta como melhor opção, devido a grande oferta de infraestrutura, principalmente para as equipes da Vela.  Tanto os iates clubes da cidade, quanto as instalações militares já disponibilizaram seus espaços.

Com relação aos Jogos Paralímpicos, a Prefeitura está articulando parcerias com a Andef (Associação Niteroiense de Deficientes Físicos) para fins de hospedagem e aclimatação das delegações.  Afinal, Niterói tem grande tradição paralímpica: o Comitê Paralímpico Brasileiro foi criado na cidade.

O plano olímpico de Niterói vai além da preparação para os Jogos.  A meta é toda escola ter uma quadra esportiva, para estimular a prática de dez modalidades, entre elas o vôlei, basquete, handebol,  badminton e judô. Além de canoagem, vela e remo.

  • Header Olimpiadas
    Olimpiada 5
    Olimpiada 4
    Olimpiada 1
    Olimpiada 3