Niterói Resiliente

O projeto vai ampliar a capacidade de resistência e de reação de Niterói aos desastres naturais, com a contenção de encostas e treinamento de voluntários.

Um dos aspectos mais relevantes do planejamento municipal consiste em ampliar a capacidade de resistência e de reação do município aos desastres naturais, como deslizamentos de encostas e enchentes. Este é um desafio prioritário que a prefeitura vai enfrentar para tornar Niterói uma cidade resiliente.

ICONES SITE NITEROI_0025_6 - Niterói Resiliente

O conceito de resiliência gira em torno da capacidade de resistência e recuperação da localidade afetada. E o Projeto Niterói Resiliente consiste justamente na estruturação de um plano de prevenção e atuação em situações de crise, envolvendo diversos órgãos municipais, para uma atuação totalmente integrada em casos de emergência.

Serão definidos locais para onde os moradores possam se dirigir caso necessitem de abrigo. O projeto conta com levantamento detalhado do relevo e da topografia do município, além da identificação e mapeamento atualizados das áreas de risco e da ocupação de encostas.

Além das obras de contenção de encostas, a prefeitura vai capacitar a comunidade para agir em situações de crise, com a formação de 40 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs). Outra ação é o monitoramento contínuo das áreas de risco, mapeando e atualizando uma base cartográfica que subsidie o programa de reassentamento da população nestes territórios, reduzindo a vulnerabilidade da cidade a situações de crise.

  • Resiliente 2
    Resiliente 3
    Resiliente 1
    Header Resiliente
    Resiliente 7
    Resiliente 9