TransOceânica e Estudo do VLT

A construção da Transoceânica, via que ligará o Engenho do Mato a Charitas, é a realização de um sonho do niteroiense, que vai passar menos tempo no trânsito.

O projeto Mobilidade Sustentável de Niterói passa pela melhoria tanto da rede de transporte coletivo quanto da estrutura de engenharia e inteligência de trânsito. Afinal, as soluções de mobilidade devem privilegiar as pessoas. Para tanto é preciso investir no transporte público de alta capacidade, com pontos de conexão por toda a cidade.

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Atualmente, o tempo médio de deslocamento entre a casa e o trabalho do niteroiense é de 45 minutos (IBGE – 2010). Ou seja: o cidadão perde uma hora e meia por dia no trânsito. Com um sistema integral e multimodal, que atenda às zonas residenciais e comerciais, será possível trafegar de um extremo ao outro em até 40 minutos em 2016 e com previsão de diminuir para 29 minutos até 2033.

Um dos marcos do projeto é a construção da Transoceânica, via que ligará o Engenho do Mato a Charitas, passando por bairros como Itaipu, Piratininga e Cafubá. Com uma extensão de 9,3 quilômetros e 13 estações, a via terá uma faixa exclusiva para ônibus, duas para o trânsito convencional e uma ciclovia. O sistema de ônibus adotado será o Bus of High Level of Service (BHS), já existente em diversos países europeus, com estações no mesmo nível da via, integrando-se urbanística e ergonomicamente à paisagem de Niterói.

O Túnel Charitas-Cafubá, que não terá cobrança de pedágio, encurtará em cerca de oito quilômetros o trajeto entre os dois bairros em comparação ao que é feito hoje pelos motoristas. O projeto prevê melhorias físicas e estruturais nos bairros por onde passa, sinalização para pedestres e ciclistas e urbanização de todo o trajeto.

A redução do tempo de deslocamento coloca a cidade na vanguarda e torna o trânsito de Niterói mais ágil e humano. Vai aliviar o estresse do dia-a-dia e, o mais importante, o cidadão terá mais tempo livre para lazer, estudar, cuidar da saúde e aproveitar com a família.

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