Requalificação Urbana do Centro de Niterói

Restaurar a importância da região central, como polo de desenvolvimento econômico e turístico, com a reorganização do espaço público.

O Centro de Niterói é a principal porta de entrada da cidade. Uma beleza de cenário que conjuga o esplendor da Baía de Guanabara com um rico patrimônio arquitetônico, histórico e cultural. Entretanto, ao longo dos anos, o Centro de Niterói foi negligenciado. Mas essa história já começa a fazer parte do passado.




A prefeitura está requalificando urbanisticamente o Centro de Niterói. Está disciplinando o espaço público e investindo na melhoria da infraestrutura, com a instalação de redes subterrâneas de esgotamento sanitário, água, gás e iluminação pública. Vem restaurando e devolvendo a dignidade urbana ao lugar.

A região central da cidade é tão importante para o niteroiense e requer tanta atenção que, dentro do Planejamento Estratégico do município, foi concebido um programa exclusivo para essa área: O Projeto Requalificação Urbana do Centro de Niterói. Além das intervenções que vêm sendo feitas pela prefeitura, estão previstas nova pavimentação e sinalização nas ruas e calçadas, assim como a renovação do mobiliário urbano. As iniciativas também incluem a preservação dos edifícios históricos e culturais da cidade, alguns degradados.

Outra preocupação do projeto se refere aos atuais usuários dos espaços da cidade. Moradores em situação de rua receberão acolhimento em abrigos. Já os vendedores ambulantes serão transformados em microempreendedores nos mercados populares.  Pescadores, marisqueiros e catadores de papel vão ganhar espaços apropriados para suas atividades.

Todas essas obras, assim como a conservação e manutenção da área por até 15 anos, serão realizadas por meio de um contrato de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa.

  • Centro 1
    Centro 2
    Centro 4
    Header Centro
    Centro 3
    Centro 5