Próspera e Dinâmica

Para que Niterói se mantenha próspera e dinâmica nos próximos anos é fundamental fomentar o desenvolvimento do comércio e do turismo. Com a implantação de projetos capazes de atrair investimentos e novos negócios, a ampliação da arrecadação municipal de forma responsável, parcerias com o setor privado e o estímulo ao empreendedorismo, será possível gerar novos postos de trabalho e mais renda para o município.

A criação do Mercado Municipal Feliciano Sodré, que possibilitará a revitalização de uma importante área do município; a construção de um amplo centro de convenções e o estímulo à atividade turística estão entre as metas da atual gestão para que a cidade siga no rumo do desenvolvimento e seja capaz de efetivar a abertura de novos negócios e ampliar o mercado de oportunidades.

Mercado Municipal Feliciano Sodré

Localizado numa região de fácil acesso, o Mercado Municipal Feliciano Sodré terá papel indutor da requalificação e da revitalização da área entre a Rua Feliciano Sodré, a Alameda São Boaventura e a Avenida do Contorno, recentemente duplicada.

Após décadas de abandono, um projeto de Parceria Público-Privada vai transformar o espaço no Mercado Municipal, tomando por base modelos bem-sucedidos dessa natureza já implantados em outras cidades.

  • Implementar, por meio de PPP, um Mercado Municipal na Avenida Feliciano Sodré;
  • Revitalizar a área compreendida entre a Rua Feliciano Sodré, a Alameda São Boaventura e a Avenida do Contorno.

Nova Orla

Cidade conhecida por suas belezas naturais, Niterói possui uma orla especial, com belas praias em áreas urbanas e outras em regiões ainda pouco ocupadas. Valorizar esses cenários é fundamental para tornar a região mais agradável para a população e turistas.

A Revitalização da Orla é a ferramenta que vai possibilitar a melhoria das condições das praias e da qualidade dos serviços oferecidos. Os estabelecimentos à beira mar serão modernizados e padronizados, dando à toda extensão da orla uma unidade visual. Melhoria da iluminação pública e regulamentação de construções fazem parte dessa iniciativa.

A vegetação nativa também será recuperada, devolvendo às praias o aspecto mais natural de antes da ocupação humana.

  • Revitalizar a orla da cidade, promovendo melhor infraestrutura e maior atratividade a seu uso;
  • Modernizar e padronizar os estabelecimentos à beira mar.

Centro de Convenções

Dentro da estratégia de atrair novos investimentos, a cidade precisa oferecer infraestrutura para a realização de atividades ligadas aos setores produtivo e gerador de renda. Por isso a necessidade de criação de um Centro de Convenções para a realização de feiras, seminários e eventos que permitam a empresários e empreendedores, utilizar esse espaço dentro do município.

Valendo-se de sua frente marítima e da proximidade do aeroporto Santos Dumont e da oferta de meios de transporte variados, Niterói pode oferecer um moderno centro de convenções por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

  • Criar Centro de Convenções por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

Destino Niterói

Niterói se destaca no estado e no Brasil por sua bela geografia. A cidade também oferece um leque de opções culturais e de lazer, como museus, locais e construções históricas, além de praias e montanhas.

Um dos objetivos do projeto Destino Niterói é estruturar um calendário de eventos apoiando iniciativas que divulguem o município e atraiam turistas, tanto a lazer como a negócios.

Essa é uma das metas para o quadriênio 2017-2020. Estabelecer protocolos de atuação turística com cidades vizinhas, especialmente o Rio de Janeiro, e promover a divulgação de Niterói nacional e internacionalmente são ações complementares desse projeto.

  • Estruturar calendário de eventos para a cidade;
  • Estabelecer protocolos de atuação turística com outras cidades;
  • Divulgar nacional e internacionalmente Niterói em grandes eventos;
  • Estruturar e promover o turismo religioso.

Novos Negócios

O crescimento de uma cidade e de sua economia está diretamente atrelado à chegada de novos investimentos e o consequente aumento da arrecadação municipal. Para garantir o crescimento sustentável de Niterói, a prefeitura elaborou o projeto Novos Negócios para conseguir mais investimentos, atrair novas empresas e incrementar a receita da cidade.

Entre as ações planejadas estão a Rota Gastronômica da Região Oceânica e a estruturação do Centro de Moda.

Revitalizar o polo pesqueiro, retomar as atividades do porto e dos estaleiros por meio da dragagem do canal de São Lourenço e criar a Niterói Negócio, uma agência de fomento específica para acompanhar esses programas, são algumas das iniciativas propostas.

  • Promover ações para elevar a arrecadação municipal, gerar empregos e fomentar a economia local;
  • Criar a Niterói Negócios;
  • Revitalizar o polo pesqueiros e atividades dos estaleiros;
  • Criar a Rota Gastronômica da Região Oceânica;
  • Implantar o Centro de Moda;
  • Licenciar atividades de cervejarias artesanais;
  • Realizar a dragagem do Canal de São Lourenço.