Escolarizada e Inovadora

Com o objetivo de consolidar a excelência em Educação e ser reconhecida como uma das cidades mais escolarizadas e inovadoras do país, Niterói vai investir, até 2020, em projetos como o Educar Melhor, que visa a ampliar a qualidade do ensino na rede pública e levar o município ao 1º lugar no ranking do Ideb para a Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.

Outra importante ação é a Península do Conhecimento, programa voltado para os jovens. A meta é criar uma área de inovação para que empresas possam atuar em conjunto com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e fomentar ações que gerem emprego e renda.

Para uma educação conhecedora e avançada, vamos ampliar o acesso à internet em todas as unidades e espaços públicos de ensino com conexão de alta velocidade. Dessa forma, será possível garantir uma educação de alta qualidade, em um ambiente inovador, criativo e tecnológico nas escolas municipais da rede pública.

Educar Melhor

Niterói trabalha buscando excelência em educação para ser reconhecida como uma cidade escolarizada e inovadora. Nesse contexto, implementará o Projeto Educar Melhor, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação na cidade, elevando o município ao primeiro lugar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em avaliações de larga escala.

Para tanto, serão desenvolvidas ações de qualificação dos professores, modernização tecnológica da rede municipal e expansão de vagas em horário integral, acompanhamento do desenvolvimento do trabalho pedagógico e a aprendizagem  dos alunos, orientar ações propostas pelas unidades de educação e pelas equipes do nível central, equipar as unidades escolares com recursos tecnológicos com vista à melhoria do processo de ensino e aprendizagem, realizar formação continuada de professores objetivando incorporar as tecnologias digitais à prática pedagógica, ampliar vagas em horário integral para o ensino fundamental I e II por meio da reorganização de vagas na rede e alcançar o primeiro lugar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em avaliações de larga escala como o Ideb.

  • Equipar as unidades escolares com recursos tecnológicos;
  • Realizar formação continuada de professores, objetivando incorporar as tecnologias digitais à prática pedagógica;
  • Ampliar vagas em horário integral para o ensino fundamental I e II;
  • Alcançar o primeiro lugar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em avaliações de larga escala.

Inova Niterói

Inovação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer cidade. E foi para isso que a Prefeitura elaborou o projeto Inova Niterói, cujos objetivos são implementar um polo científico, o Península da Inovação, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a iniciativa privada, incentivar a criação de novas empresas de tecnologia, as startups e desenvolver ações de ciência e tecnologia para crianças e jovens inseridos nesse programa.

  • Estruturar a Península da Inovação em parceria com a UFF e a iniciativa privada;
  • Estimular a criação e consolidação de um ecossistema de inovação tecnológica, empreendedorismo e Startups;
  • Desenvolver ações de Ciência e Tecnologia para a crianças e jovens nesse ecossistema de inovação.

Plataforma Digital da Engenhoca

Democratizar o acesso às novas tecnologias de educação e comunicação são pontos importantes para o desenvolvimento da aprendizagem de todos. A implantação da Plataforma Digital da Engenhoca e o Novo Campo de São Jorge tem essa finalidade, permitindo que crianças, jovens e adultos aprendam a utilizar essas ferramentas e, consequentemente, ampliem suas expectativas e possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.

Na Zona Norte, a Plataforma Digital da Engenhoca vai oferecer cursos, atividades variadas e oficinas de capacitação para a população local, sobretudo com foco em jovens não inseridos no mercado de trabalho ou não matriculados na rede de ensino.

  • Construir a Plataforma Digital na Engenhoca;
  • Oferecer cursos presenciais e online nas áreas de tecnologia e inovação;
  • Implementar a acessibilidade nos equipamentos tecnológicos com softwares e dispositivos apropriados que facilitem a inclusão das pessoas com deficiência.