Saudável

Ampliar a taxa de cobertura do Médico de Família para 100% do público – alvo do município é uma das prioridades da nossa gestão até 2020. Já conseguimos passar de 63% para 80% a cobertura das equipes médicas até aqui, investindo em novas unidades do Programa Médico de Família e priorizando ações da atenção básica.

Acreditamos que trabalhar de forma preventiva é a melhor maneira de garantir a saúde da população. Por isso, estão entre as nossas metas: implementar a Fundação Estatal de Saúde; disponibilizar um sistema de prontuário eletrônico ; oferecer salas de vacinas informatizadas ; criar o programa Remédio em Casa ; modernizar a maternidade municipal Alzira Reis; criar o Centro de Atendimento à Saúde da Mulher e o Centro Municipal de Imagens.

Além disso, vamos promover ações de incentivo à ligação das residências à rede de esgoto e criar novas estações de tratamento, alcançando a meta de município com 100% de área com abastecimento de água e esgoto tratado. Melhorar a qualidade dos serviços prestados à população é melhorar diretamente a qualidade de vida das pessoas

Saúde Mais Moderna

Com o salto de cobertura que o Programa Médico de Família realizou de 2013 a 2016, Niterói chegou a 80% de cobertura de atendimento. A meta até 2020 é chegar a 100%, garantindo uma excelência do atendimento em saúde e investimentos na prevenção. Por meio do projeto Saúde Mais Moderna, nossa gestão vai implementar a Fundação Estatal de Saúde, o sistema de prontuário eletrônico e criar salas informatizadas de vacinação.

  • Implementar a Fundação Estatal de Saúde;
  • Implementar sistema de prontuário eletrônico e salas informatizadas de vacinação;
  • Atingir 100% de cobertura do Médico de Família para o público alvo;
  • Implantar o Centro Municipal de Imagem.

Nova Maternidade Alzira Reis

Com a criação da nova maternidade municipal Alzira Reis será possível ampliar o número de partos humanizados – recomendados pelo Ministério da Saúde – e a implantação de uma política pública que incentive o aleitamento materno desde a primeira hora de vida dos bebês, metas para reduzir a taxa de mortalidade infantil e melhorar ainda mais o atendimento na saúde da mulher.

  • Ampliar e modernizar a Maternidade Alzira Reis;
  • Implantar o Centro de Atendimento à Saúde da Mulher.

Ligado na Rede

Outra importante meta até 2020 é ampliar o acesso efetivo à rede de saneamento básico. Por meio do projeto Ligado na Rede vamos promover ações de incentivo das residências à rede de esgoto, estruturar o Plano Municipal de Saneamento Básico, implantar as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Sapê e do Badu, alcançando a meta de 100% de água e esgoto tratados.

  • Incentivar a ligação das residências à rede de esgoto.
  • Estruturar o Plano Municipal de Saneamento
  • Implantar as ETE’s Sapê e Badu.

Remédio Em Casa

O programa Remédio em Casa vai facilitar o acesso à medicação para a população mais vulnerável, com estratégia de entrega na residência das pessoas, especialmente para os idosos, público que normalmente mais precisa dos medicamentos.

  • Implementar estratégias de entrega de medicamentos nas residências, com abordagem; especial para idosos e pessoas com deficiência.