Escolarizada e Inovadora

Para manter uma educação avançada, o município vem investindo em um sistema de ensino de alta qualidade, com um ambiente inovador, criativo e tecnológico nas escolas municipais da rede pública.

Desde 2013, foram construídas e reabertas 20 unidades de ensino, o que permitiu a criação de mais de 2.500 novas vagas na rede municipal de educação. Todas as unidades e equipamentos públicos de educação contam com conexão de alta velocidade, ampliando o acesso dos alunos e profissionais à internet.

Mais Infância

Com o programa Mais Infância, a Prefeitura de Niterói estabeleceu a meta de oferecer ensino a 100% das crianças com idades entre 4 e 6 anos na rede pública municipal (Educação Infantil Presente na Lei de Diretrizes e Bases – LDB). E para atender à demanda, foi preciso construir, reformar e reequipar escolas. Em quatro anos, foram 20 novas unidades de ensino implantadas e 2.500 novas matrículas na rede infantil. Além disso, 3 novas UMEIs começaram a ser construídas.

Qualidade na Educação

Melhorar a qualidade da educação e reforçar o aprendizado, permitindo aos alunos um melhor aproveitamento em sala de aula, foram duas das principais metas da gestão entre 2013 e 2016. E com o Programa de Aceleração da Aprendizagem foram beneficiados 563 alunos do 1º e 2º ciclos e 568 alunos do 3º e 4º ciclos. O índice de aprovação dos estudantes do 1º ao 4º ciclos também foi elevado em 6,5%. Implantar programas como Avaliar para Conhecer, Novo modelo de Reforço Escolar, Metas da Secretaria de Educação e Metas da Gestão contribuíram para esse resultado e foram responsáveis pelo aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade, outro objetivo traçado.

Niterói Digital

Na era digital, acesso à internet com qualidade é fator determinante para um bom aprendizado. Por isso, todas as escolas públicas do município estão agora equipadas com conexão de alta velocidade. O acesso gratuito à internet, no entanto, não se restringiu às salas de aula. Atualmente, 12 praças e parques públicos contam com rede wi-fi gratuita por meio do programa Niterói Digital.

No mesmo período, 2.045 pessoas foram alfabetizadas por meio do curso de alfabetização e de formação tecnológica básica, disponibilizados pelos telecentros.

Praça Leoni Ramos (Cantareira), São Domingos

Praça Nilo Peçanha (Jambeiro), Ingá

Praça Getúlio Vargas, Icaraí

Parque Palmir Silva, Barreto

Praça São João, Centro

Campo de São Bento, Icaraí

Wi-fi grátis em praças e parques públicos.