Saudável

Com foco na melhoria da saúde da população foram implantados planos de ação para ampliar a cobertura da atenção básica. Os investimentos em 5 novas unidades do Programa Médico de Família, reforma e ampliação de 12 unidades e a formação de 10 novas equipes de atendimento permitiram ampliar a taxa de cobertura das equipes médicas de 63% para 80%.

A entrega da nova emergência do Getulinho, reforma e ampliação da Nova Unidade Municipal de Urgência Dr. Mário Monteiro, a distribuição de água tratada em 100% das residências de Niterói e a ampliação das estações de tratamento de esgoto também são grandes metas já alcançadas pela atual gestão.

Investir em prevenção é cuidar das pessoas. Aplicando de forma responsável os recursos da saúde pública, conquistamos resultados cada vez mais abrangentes na qualidade de vida dos niteroienses.

Universalização da Rede de Saneamento

Cidade que detém o primeiro lugar em saneamento no Estado do Rio de Janeiro, Niterói quer buscar o topo do ranking nacional. Para isso, vem investindo, em parceria com a concessionária de serviços de água e esgoto, na ampliação da oferta de saneamento e distribuição de água tratada. Entre 2013 e 2016, duas novas estações de tratamento de esgoto foram construídas e duas estações foram ampliadas. Os investimentos chegaram à casa dos R$ 120 milhões e o índice de cobertura da rede a 95%.

Qualidade da Rede Hospitalar

Garantir atendimento de qualidade nas unidades municipais é uma das premissas da gestão. Após reabrir a emergência pediátrica do Getulinho, no primeiro dia útil da atual gestão, a prefeitura anunciou a reforma completa da unidade, entregue em 2016, com centro cirúrgico e novos leitos.

O Mário Monteiro, unidade de urgência referência para a Região Oceânica, também foi completamente modernizado e ampliado. Já o Carlos Tortely teve a emergência e o segundo andar reformados. Além disso, o município incentivou melhorias no setor privado por meio da redução do ISS deste tipo de atividade para 2%. Também foram contratados 100% de profissionais temporários na área de saúde mental.

Mais Saúde

Precursora do modelo de atendimento Saúde da Família, Niterói vem investindo na ampliação do Programa Médico de Família (PMF), que saltou de 63% para 80% de cobertura da população em situação de vulnerabilidade. Complementam essa iniciativa a requalificação de 7 unidades do Programa Médico de Família (PMF), a criação de 10 equipes do PMF, transformação de 3 unidades básicas de saúde em Clínicas Comunitárias, criação de uma equipe de consultório de rua e de 6 consultórios de saúde bucal, além da reinauguração da Central de Regulação.

Distribuição de água tratada

Assim como no saneamento Niterói é líder do ranking estadual, a situação se repete no fornecimento de água tratada à população. A parceria e os investimentos em conjunto com a concessionária permitiram a construção dos reservatórios de Itaipu e Pendotiba (2 milhões de litros cada), a interligação do sistema de rede do Barreto e a construção da tubulação nos bairros São Francisco, Charitas, Jurujuba e Cachoeira.