Próspera e Dinâmica

Manter a cidade no rumo do desenvolvimento, apesar do cenário macroeconômico de grave recessão, estimulando a abertura de novos negócios e ampliando o mercado de oportunidades, vem sendo possível graças ao saneamento das contas públicas e a recuperação da capacidade de investimento do município.

Promover iniciativas para fortalecer e incentivar investimentos, além de dinamizar a economia local são os principais desafios para as áreas de Desenvolvimento Econômico e Inserção Produtiva em Niterói.

Promoção de Investimento

A geração de empregos é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade e promoção da melhoria da qualidade de vida da população. Com o objetivo de proporcionar mais ofertas de emprego, a Prefeitura de Niterói realizou um estudo de viabilidade de criação de um Polo de Desenvolvimento Industrial. Nesta etapa, já foram verificadas as possíveis instituições que participarão do projeto, bem como a legislação apropriada já foi verificada junto à Procuradoria do Município.

Niterói Cidade Esporte

Aproximidade com o Rio de Janeiro e sua vocação para a prática de esportes permitiram que Niterói também tivesse forte participação nos Jogos Olímpicos de 2016. Parceria com o Comitê Rio-2016 garantiu a presença de Niterói na rota da Tocha Olímpica. A cidade também se preparou para receber atletas, destinando 200 leitos para famílias olímpicas.

Um dos pontos altos da celebração foi a passagem da tocha de Niterói para o Rio de Janeiro através da Baía de Guanabara, o que contou com a participação de medalhistas olímpicos de Niterói.

A cidade também sediou importantes eventos preparatórios, como o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, também foi implementado o programa Transforma e nove ações de experimentação esportiva (eventos em áreas públicas municipais com prática de diversas modalidades).

Mercado Municipal Feliciano Sodré

Construído entre os anos de 1927 e 1930, o Mercado Municipal Feliciano Sodré teve suas atividades encerradas em 1976 e, em 1980, transformou-se em depósito público estadual. Desde então, a construção, que exibe em sua fachada traços art itálico, vinha sofrendo com o abandono. Até que a nova gestão da Prefeitura decidiu municipalizar o espaço para revitalizá-lo.

Os primeiros passos foram dados com a municipalização e a definição do modelo de revitalização que permitirá a elaboração de uma parceria público privada do espaço. O objetivo é transformar o Mercado Municipal num modelo para o estado.

Turismo Niterói

Cidade repleta de belezas naturais, Niterói tem atraído cada vez mais visitantes graças ao incremento do turismo.

As ferramentas utilizadas pela gestão em busca do incremento dessas atividades foram a promulgação de uma nova lei de hotéis, a criação de mil novos leitos na rede hoteleira da cidade, organização e promoção do Circuito dos Fortes com sinalização turística, criação do polo gastronômico de Icaraí e da Orla Gastronômica, além da modernização dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do Caminho Niemeyer, da sede da Neltur, Parque da Cidade e do Campo de São Bento.